João Calvino: Download das Institutas da Religião


DOWNLOAD. Você já leu as Institutas da Religião Cristã, obra máxima de João Calvino? Aproveite para baixar esse grande clássico da literatura reformada. Baixar!

As Institutas [foi] concluída em agosto de 1535, teve a sua primeira edição em março de 1536 (Basiléia), na topografia de Thomas Platter e Balthasar Lasius. Esta edição original, escrita em latim, dispunha de 6 capítulos em apenas 520 páginas, com formato aproximado de 18X10cm – um livro de bolso que facilitava o seu transporte discreto. A última [edição das Institutas] passou por algumas ampliações, revisões e reorganizações 

1536,
1539,
1543,
1545 (sem alteração),
1550,
1553 (sem alteração),
1554 (sem alteração),

até atingir a forma definitiva – publicada em Genebra em 1559 na tipografia de Robert Etienne.
[Este edição definitiva de 1559] foi reimpressa duas vezes 1561. Tive acesso a uma destas, editada em Genebra por Antonius Rebulins, constando de 980 páginas e mais 67 páginas de índice remissivo (formato: 18X11, tipo 8), divida em 80 capítulos.

Conforme o próprio Calvino no diz; ele só se satisfez com o arranjo e ordem desta última (Prefácio à edição de 1559). A tradução francesa foi  impressa na tipografia de Jean Girard, em Genebra (1541), seguindo-se outras: 1545, 1551, 1553 e 1554(sem alteração, 1557, e a definitiva, 1560. objetivando facilitar a difusão da obra de Calvino na França, parte da segunda edição latina (1539) circulou subscrita sob o pseudônimo de Alcuino, um anagrama do seu próprio nome, que possivelmente visava despistar seu inquisidores[1]. Ela exerceria poderosa influência sobre as Igrejas da França, tendo o Parlamento francês inclusive interditado a obra e destruído alguns volumes (1542), e a Faculdade de teologia a incluiu entre os livros censurados (1545) [2]. Apesar das sucessivas edições ampliadas das Institutas, a realidade é que sua teologia não mudou[3].

É bom lembrar que toda a sua obra foi produzida não num clima de sossego e paz, numa “torre de marfim”, mas em meio à números problemas: administrativos, domésticos, financeiros e, principalmente de saúde. Calvino, que sempre teve saúde débil, acompanhada de uma capacidade hercúlca de trabalho, em 8/2/1564, escreve a médicos de Montpellier agradecendo os remédios e a gentil atenção. Nesta carta ele descreve sua enfermidade: artrite, pedras nos rins, hemorróidas (enfermidade que impedia de cavalgar), febre, nefrite, indigestão, cólicas, úlceras, emissão de sangue por via urinária.[4]

As Institutas de 1539 Calvino traduziu para o francês (1541), a editora Cultura Cristã traduziu para o português sob título de "As Institutas - Edição especial com notas para estudo e pesquisa"

As Institutas 1559 Calvino a considerou por satisfeito e definitiva e a editora Cultura Cristã traduziu do latim para o português sob título de "As Institutas - Edição Clássica".]

5 comentários :

  1. Bom dia Marcelo, paz!
    baixei o arquivo seguindo o link, entretanto o arquivo se encontra em espanhol... não que não dê para lê-lo, mas alguns certamente irão preferir a versão traduzida do latim para o português... assim, colaborando com o que posso, segue um link .rar, que contém os 4 livros, digitados e transportados em .pdf.
    abraço,
    http://www.4shared.com/file/JUieI0ih/Joo_Calvino_-_As_Institutas__c.html

    ResponderExcluir
  2. Renato, obrigado por sua contribuição. Eu preferi publicar a versão em espanhol, pois ela não viola direitos autorais de nenhum tradutor: a Fundação de Literatura Reformada disponibiliza o material para download. Acredito que as traduções para português estejam protegidas por leis de direito autoral.

    Paz e bem

    ResponderExcluir
  3. Eita, é verdade... não procurei informações quanto aos direitos autorais desta tradução para o português, de fato, ultimanente temos procurado por conteúdo mais conteúdo, e as vezes acaba "deslizando" algo assim... mas "tá í", o vulgo "achado e repassado"! rs,
    abraço,

    ResponderExcluir
  4. Olá, Meu nome é João Ricardo Ferreira de França. Gostarua de pareceirar com este blog; segue o meu blog, trabalho fazendo traduçao de livros e artigos para a nossa lingua, se te interessar viste o nosso Blog:
    www.igrejapresbiterianasrn.blogspot.com
    onde funciona o CENTRO DE ESTUDOS PRESBITERIANO

    ResponderExcluir
  5. muito bom as insitutas de calvino baixei e gosei muito a leitura é atraente e te prende cada vez mais.

    ResponderExcluir

Comente e faça um blogueiro sorrir!

Reservamos o direito de não publicar comentários que violem a Lei ou contenham linguagem obscena.